Site do GTA - Grand Theft Auto

GTA V


GTA IV


GTA San Andreas




História do jogo GTA (Grand Theft Auto)

GTA I e II

Grand Theft AutoA história do GTA (Grand Theft Auto) começa em meados da década de 90, com os irmãos Sam e Dan House e o amigo Terry Donovan saindo da Grã-Bretanha para Nova York para tentar vender um jogo de ação e corrida denominado "Race and Chase". O jogo foi desenvolvida pela empresa DMA Design, fundada pelo programador David Jones, que naquela época desenvolvia jogos para plataformas Nintendo. O jogo se destacou pela liberdade que dava ao jogador, que poderia fazer o que quisese como roubar carros, atropelar pedestres e desafiar a polícia, tudo isso com um gráfico bem primitivo.

GTAO jogo chamou a atenção de uma empresa de games, a BMG Interactive, sendo comprado e renomeado para "Grand Theft Auto" ("Grande Ladrão de Carros") no ano de 1997, porém só chegarua às lojas no ano seguinte, quando a Take Two Interactive comprou a BMG, assim dando origem a Rockstar Games.

Em 1999, foi lançado o "Grand Theft Auto 2" pela DMA (futura Rickstar North), muito parecido com a versão anterior, somente com alguns efeitos visuais e outros detalhes a mais. Não foi especificado o nome da cidade, nem a época em que se passa o jogo. Nessa versão surgem algumas características marcantes da série, como um protagonista, Claude Speed e suas missões, além da compra de esconderijos e interação com os pedestres.

GTA2Outras versões do GTA II foram lançadas para Dreamcast, Playstation e Gameboy Color, com algumas alterações como a diminuição no nível de violência. Porém essa medida não afetou a popularidade do jogo, alcançando a marca da versão original vendendo mais de 2 milhões de cópias.

Mesmo depois do lançamento do GTA III, com gráficos 3D e muito mais realismo, foi re-lançada uma versão 2D para o Gameboy Advance em 2004. O jogo foi batizado apenas como "Grand Theft Auto", tendo a mesma visão de jogo da primeira versão, porém com gráficos, veículos, armas e missões copiadas da versão 3D. Foi o único jogo da série criado por outra empresa fora da Rockstar, a Digital Eclipse.

Em 2004 a Rockstar Games disponibilizou o download gratuito de alguns dos jogos clássicos da marca, como GTA I e II.



GTA III

GTA IIICom o sucesso das duas primeiras versões do "GTA" e suas conversões, a Rockstar entrou para o mundo tridimensional lançando outros jogos de "moral duvidosa", como "Smuggler's Run" e "Midnight Club: Street Racing".

Mas foi com o estrondoso lançamento do "Grand Theft Auto III" em outubro de 2001 que a Rockstar se lançou definitivamente nesse novo mundo. Jogos em 3D não eram mais novidade, nem os chamados "sandbox games". Foi o estilo inovador do "GTA" que fez a diferença.

No GTA III há uma grande cidade à ser explorada, Liberty City, baseada em Nova York, com missões a serem cumpridas dentro de uma história digna de cinema, com direito até a dublagem de atores famosos como Joe Pantoliano, Michael Madsen, Debi Mazar, Robert Loggia e Kyle MacLachlan.

Grand Theft Auto IIIHá muito mais violência nessa versão, onde o jogador pode matar bandidos, policiais e até pedestres inocentes, além de roubar carros, dar caronas a prostitutas e roubar dinheiro das vítimas. Isso criou uma massa de críticos acusando o jogo de incentivar a violência.

Mesmo o jogo gerando tanta polêmica, foram vendidas mais de 15 milhões de cópias do GTA III, somando as versões para PC, PS2 e Xbox. Liberty City voltaria a ser usada como cenário em 2005 na uma versão chamada "Liberty City Stories", somente para Playstation I e II e agora no novo GTA IV.

Veja também a história do GTA Vice City, GTA San Andreas e do GTA IV.








GTA Vice City

© 2009-2013 Site do GTA - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade